5 Dicas Para Faculdade Essenciais de Uma Formanda Em Engenharia


Você acabou de entrar na faculdade? Tenho certeza que surgiram muitas dúvidas e você está pensativa sobre como estudará, como se organizará e como tirará notas boas. Bom, eu sou Yasmim Priscilla, tenho vinte anos, estou hoje (março/2020) cursando o nono período de Engenharia Civil. Não tenho nenhuma matéria para refazer (a famosa DP) e durante o curso só fiquei de final em uma matéria (fácil ainda). Eu sou a que os colegas sempre pendem os resumos para estudar. No post de hoje então trouxe várias dicas para facilitar sua vida acadêmica!

Não são dicas genérica, que tirei de um apanhado de site na internet, são dicas baseadas na minha experiência como estudante que eu garanto, se você aplicá-las vão facilitar toda a sua vida durante a graduação (ou qualquer fazer de estudos da sua vida). São coisas essenciais, que poucas pessoas fazem e que eu gostaria que alguém tivesse me falado quando eu entrei na faculdade.

Eu tive que quebrar a cara para aprender tudo isso então aproveita que você já está recebendo todo esse conteúdo incrível em passo a passo.


Primeiro de tudo, quero que você pegue um papel e uma caneta (nada de escrever no celular, aqui teremos punho!) para anotar essas dicas que podem mudar sua vida de estudos na faculdade se você realmente as aplicar! E claro, se você está na escola, na pós graduação ou qualquer outra você pode adaptar para você. Vamos lá?


DICA 1 - REALMENTE APRENDA

Nos primeiros períodos não temos muito a noção de que uma matéria de hoje, será interligada com uma matéria de amanha. Na engenharia então um cálculo que você aprende no terceiro período, por exemplo, será base do cálculo do sétimo período. Por isso a primeira dica é realmente estude e aprenda cada matéria. Sabe aquela história de "aprender para passar" e acabou o semestre se esquece tudo?  Nem pensar!

Se você não aprende o que tem que aprender agora, te fará falta no futuro e você terá que perder tempo estudando tudo novamente porque não entenderá a nova matéria se não souber a anterior. Se você está achando isso óbvio ou uma besteira, repense e ouça a voz da experiência aqui (risos) porque já sofri na pele isso!


DICA 2 - ORGANIZE E SALVE TUDO!


Nossa segunda dica entra na parte de organização. Você já entendeu, pelo tópico anterior, que uma matéria será complemento da outra. Por isso vez ou outra você terá que consultar slides, cadernos e materiais passados pelos professores em semestres passados e advinha... não vai achar! 

Recomendo então a cada semestre você abrir uma pasta no seu computador, dentro dela abra outra pasta para cada matéria daquele período e salve todos os arquivos necessários. Se puder ao final escanei seu caderno formando um arquivo digital, essa é uma coisa que eu não fiz e me fez muita falta agora ao final do curso. No entanto não deixe só no seu computador porque ele pode queimar e se perder tudo, salve em um HD ou no seu email. 

Agora uma dica melhor ainda é usar o Google Drive (é o que eu uso atualmente)! Essa uma ferramente armazenamento na nuvem do Google, tanto para android quando para IOS, com vários aplicativos utilitários, como: planilhas, documentos, apresentações, agenda. O que isso quer dizer? Basicamente ele integra o armazenamento de vários aparelhos (celular, notebook, computador, tablet). Basta você ter uma conta no Google e acesso a internet.

O que eu fiz? Instalei o google drive no meu notebook (se quiser posso fazer um post sobre isso) e acesso as pastas do meu notebook em qualquer lugar, a partir da minha conta, como por exemplo no computador do estágio ou mesmo no meu celular. 

Esse é um exemplo do meu Google Drive, essas são as pastas presentes no meu notebook e posso acessa-las onde eu quiser. Assim você pode ir salvando todos arquivos da sua faculdade e poderá acessar quando quiser e onde quiser. Melhor que um HD externo, por exemplo, que você tem que levar para todos lugares ou mesmo poderá queimar. Essa é de longe umas das dicas que mais te ajudará, sério, procure mais sobre o Google Drive e use não somente para faculdade, para vida.

Se você está gostando deste post não esqueça de compartilhar com sua amiga, que também precisa de dicas de estudo incríveis assim!

DICA 3 - CADERNOS

Essa dica também tenho muita experiência. Na Engenharia temos muitas matérias onde fazemos cálculos extensos com letras estranhas, gráficos, diagramas, tabelas e coisas do tipo. Então para você que cursa exatas ou alguma coisa que exija muitos desenhos ou diagramas tenho uma dica ótima. Faça seus próprios cadernos! Calma, não é difícil.

Para essas matérias que eu citei, geralmente, as linhas te atrapalham muito a fazer uma anotação eficiente. Por isso muitas vezes, nesses tipos de matérias, eu comprava folhas de chamex (A4) e encadernava  formando assim meus próprios cadernos e sem linhas! Te garanto que vai facilitar muito sua vida. 

E se você quiser também pode fazer o que eu já uma colega da minha turma fazendo, utilize esse método para todas as matérias e imprima uma capa identificando qual é a matéria para futuras consultas pode facilitar.

DICA 4 - RESUMOS


Eu sou uma pessoa muito visual, por exemplo, eu não consigo escrever no caderno com apenas uma cor de caneta. Tem um amigo meu que escreve tudo, tudo mesmo, de azul e eu tenho nervoso só de olhar para o caderno dele. Mas você sendo ou não visual te garanto que essa dica vai ajudar.

É interessante rever a matéria dada a cada aula, tenho certeza que sabe disso, mas eu particularmente gosto de fazer resumos em ficha pautada (geralmente do tamanho de metade de uma folha A4). Organizo meus bloquinhos por matéria, sempre escrevendo no topo de cada ficha o nome da disciplina (geralmente as fichas vem com a primeira linha mais larga que te permite fazer isso). Assim faço meus resumos de cada matéria, que me ajudam muito tanto na hora da revisão ou mesmo para uma consulta prática. Se você tem muitas matérias e principalmente teórica vai te ajudar muito na prática! O resumo abaixo é um exemplo para vocÊ:



DICA 5 - DIGITALIZAÇÃO

Falei sobre organizar e armazenar tudo da faculdade acima, não é mesmo? Guardar cadernos pode ser uma coisa muito chata e ocupar muito espaço por isso trouxe a solução, que eu só descobri agora no fim da faculdade mas você pode usar desde o começo: digitalização. Sim digitalize todos seus cadernos ao fina do semestre.

Mas, aí você pode dizer, Yasmim, eu não tenho impressora que digitaliza em casa e seria muito caro pagar para fazer! Bom, realmente sim. Mas você tem um celular certo? Ótimo! Então você mesma pode fazer isso. Existem hoje já aplicativos de digitalização de documentos para celulares, nos últimos dias estou escaneando todos os meus cadernos antigos para jogar fora,

O aplicativo que eu indico atualmente é o CamScanner, disponível para Android e Apple, você tira uma foto da página, ele mesmo melhora a imagem e depois você pode transformar tudo em um arquivo pdf e guardar no seu google drive. Dica: use um grafite escuro (2b) pois grafites claros demais às vezes são difíceis de enxergar.

Vai te dar trabalho? Sim! Mas já pensou ter todos os seus cadernos na palma da mão? Te garanto que ao longo da faculdade vai te ajudar muito!



Na verdade, todas as dicas deste post vão sim te tirar da sua zona de conforto, vai ser contra o que a maioria faz, vai ser difícil no começo... Mas são dicas reais de coisas que se eu soubesse antes com certeza teria facilitado muito a minha vida ao longo do curso de engenharia civil que eu faço. Não inventei nenhuma destas dicas, são todas baseadas na minha experiência como estudante.

E claro, ainda tenho muito mais dicas para passar e experiências legais para te ajudar então se você gostou deste post comenta aí embaixo sua opinião ou me fala no Instagram (@yasmimpriscilla) pois posso trazer ainda mais posts sobre o assunto!


You Might Also Like

0 comentários